sábado, 28 de fevereiro de 2009

Em 2006, uma aluna da 4ª série me indicou este filme, assisti e fiquei surpresa com todas as informações que ele trazia, Al Gore foi muito feliz na construção deste. Desde então uso este filme na sala de aula, com o objetivo de debatermos questões sobre o aquiecimento global e o nosso papel e responsabilidades diante desta questão, criamos metas e objetivos dentro da escola para atuarmos como sujeitos ecológicos que amam sua morada, o planeta Terra.



Uma Verdade Inconveniente

O ex-vice-presidente dos EUA Al Gore discute a questão do aquecimento global. Vencedor de 2 Oscars.


Sinopse: O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.



Desta forma, venho utilizando este DVD como recurso pedagógico, interagindo em todos os setores da escola, corpo docente, discente e funcionários, levantando diversas questões relacionadas com o aquecimento global , a interferência do homem e ações pessoais e sociais que podem afetar positiva ou negativamente sobre o nosso planeta. Pelo caminho que já trilhei, a psicopedagoga Marta se manteria na mesma trajetória.


Em 2008 na Mostra de Ciências nosso tema foi "Oxente, esse deserto não é meu!", sobre a desertificação da região Nordeste e produzimos dentre os diversos materiais dois painéis chamados "Vamos salvar o planeta" , um deles estabelecia pequenas ações que nós podemos ter o outro destacava grandes problemas que dependem de "grandes ações".











Assim venho modificando hábitos e atitudes, minhas e de meus alunos, em prol da "nossa casa" e deixo aqui algumas dicas :

  • seja um consumidor consciente, economizando água, luz e comprando apenas o que realmente necessita;

  • use menos embalagens pásticas;

  • use papel reciclado;

  • faça uso dos 3R: recicle, reutilize e reaproveite;

  • dê carona solidária, ela diminui o fluxo de carros nas ruas e a emissão de dióxido de carbono;

  • seja um "sujeito ecológio", divulgue esta ideia e

  • é claro, plante uma árvore!

Afinal, não há lugar melhor que esse!






Um comentário:

Josely disse...

E também, Marta, só aceitar embalagens quando forem realmente necessárias. As lojas, sobretudo dos shoppings utilizam as embalagens como propaganda e temos que ficar atentas senão produzios um lixo, desgastando a natureza para atender um interesse que não é nosso.
Cuidar do que compra é fundamental e reduzir as embalagens. Pensamentos como "Se o que eu quero é o perfume e não este frasco lindíssímo, que não estraga, mas não é reutilizável e que depois vai para o lixo, então não comprarei este produto, mas um mais racional", ajudam muito.
Josely.

Quem sou eu

Minha foto
Camaçari, Bahia, Brazil
Sou otimista,alegre,acredito na vida,no amor e no respeito ao próximo.