sexta-feira, 28 de maio de 2010

Aula de Campo 2010



Sempre é tempo, apesar de quase sempre não termos tempo, porém independente da questão do tempo, é preciso resgatar o que é bom e foi muito bom desenvolver este blog, então aqui estou de volta e apesar de não ter tempo para postagens frequentes, estarei passando por aqui, sempre que possível, para trocarmos ideias sobre nossas atividades.
Brasil Colônia, este foi o tema da nossa 1ª aula de campo em 2010 e foi tudo maravilhoso!

Olha o 5º ano pronto para sair!


Nossa primeira visita foi ao Solar do Unhão.












Um engenho de açúcar à beira-mar. Embora esteja situado em área urbana, o conjunto arquitetônico que compõe o Solar do Unhão era, no século XVII, um complexo do mesmo tipo dos engenhos encontrados na zona da mata: com casa-grande, capela e senzala. A propriedade pertencia a Pedro de Unhão Castelo Branco, que residiu no solar a partir de 1690, e deixou de herança o nome de um dos mais belos cartões postais de Salvador.
No local onde antes os escravos dormiam, funciona um restaurante de comidas típicas. A casa grande abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia. E a capela continua uma bela homenagem a Nossa Senhora da Conceição.

A beleza arquitetônica e as obras ali presentes, como o gradil do artista Carybé, são maravilhosas e neste local, fantástico, o grupo pôde receber uma bela aula.
















Hector Julio Páride Bernabó ou Carybé ( 1911-1997) foi um pintor, gravador, desenhista, ilustrador, ceramista, escultor, muralista, pesquisador, historiador e jornalista argentino naturalizado e radicado no Brasil.
Durante a época que morou no Rio de Janeiro, foi escoteiro. Lá, era costume cada um ser identificado por um nome de peixe e ele recebeu o apelido de Carybé. O artista usou o apelido no lugar do seu nome de batismo.
Fez cinco mil trabalhos, entre pinturas, desenhos, esculturas e esboços.


Além de toda a beleza arquitetônica, o que mais chamou atenção do grupo foi a tranquilidade e proximidade destes pequenos animais que "sabem" que lá estão protegidos e com isso encantam seus visitantes.


Nossa próxima parada foi no Pelourinho e antes de chegar ao Museu Afro-brasileiro , paramos e fizemos uma nova descoberta.




Junto a estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares, descobrimos que este não era o seu nome, mas um título recebido, que representava chefia e que seu nome era Ganga Zumba.







Seguimos até o Museu Afro-brasileiro:

















O Museu foi instalado no histórico prédio da primeira Escola de Medicina do Brasil, de propriedade da Universidade Federal da Bahia, no Terreiro de Jesus. Seu acervo é composto de peças da cultura material de origem ou inspiração africana, representativas da vida cotidiana, dos processos tecnológicos, do sistema de crenças, das manifestações artísticas e da tradição oral na África tradicional. São esculturas, máscaras, tecidos, cerâmicas, adornos, instrumentos musicais, jogos e tapeçarias, provenientes do continente africano.
Há, por outro lado, objetos de origem brasileira, relacionados à religião afro-brasileira na Bahia, suas divindades e sacerdotes.

Porém, mais do que as próprias obras, Manuel (monitor e profº de História) nos deu uma grande aula sobre a religiosidade afro-brasileira e de forma poética encantou a todos que o ouvia.

O culto religioso desenvolvido aqui no Brasil se tornou único com seu sincretismo - associação das divindades da natureza aos "nossos" santos católicos, isso ocorreu principalmente pelo contexto no qual se desenvolveu, o período colonial.

Independente de nossa escolha religiosa, o mais importante é conhecer a cultura deste povo, respeitando sua cultura e dando-lhe o valor merecido.

Valeu turma!

Deixem os seus recados e em breve farei novas postagens.


9 comentários:

Unknown disse...

Adorei pró!! sei que não deu para eu ir pois estava sem condição, só que fora isso entendi tudo...
adorei a parte que mostrou o(zumbi)
pois me interessei bastante!,A parte da igreja achei bastante interessante porque,era tudo muito aberto...
ADOREEEEEEEEEEEEEEEII!!!!!!

Beijos!
ass:Letíca Pimentel

Unknown disse...

Que bom que você gostou!Se interessou e paincipalmente entendeu.
Beijos, espero que no próximo você vá conosco.

Marta Daim disse...

Letícia, fui eu que deixei o recado para você.
Beijos, Marta

Blog do amigos do peito disse...

Gostei pró!depois que li entendi mas sobre o solar do unhão e eu tambem gostei da aula que o professor de hitória deu na aula de campo sobre a religiolidade baiana!




Guilherme Mazzeo

Pop & Star's disse...

amei prózinhaa!! isso me ajudou a entender mais um pouco sobre a religiosidade! adorei a parte do Zumbi dos Palmares, é super legal...
bjoks!

Marta Daim disse...

Guilherme e Taitê fico feliz que vocês tenham gostado e aprendido mais com a nossa aula.
Beijos para vocês!

Anônimo disse...

Oii pró adorei tudo que vimos e aprendemos!!Foi muito legal!!
bjss
Yasmin

Yasmin disse...

ADOREIIIIIIIIIIII A AULA DE CAMPOO!!!!!!!
BJSS
YASMIN

Unknown disse...

Ficou bala,gostei da aula tbm

Quem sou eu

Minha foto
Camaçari, Bahia, Brazil
Sou otimista,alegre,acredito na vida,no amor e no respeito ao próximo.